Pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa de Singapura realizaram um experimento científico para validar a sobrevivência do Lactobacillus casei Shirota (LcS) durante a passagem pelo trato gastrointestinal de jovens adultos saudáveis. O estudo envolveu 21 participantes de 18 a 25 anos de idade, convidados a consumir 100ml de uma bebida láctea fermentada contendo 1,0×108 UFC (unidade formadora de colônias) /ml de LcS diariamente por 14 dias, após o almoço, mantendo os mesmos hábitos alimentares e estilo de vida.
Durante e no final do período de ingestão, os métodos de cultura e os resultados do sequenciamento de rRNA 16s revelaram que LcS viável e cepas do gênero Lactobacillus foram recuperados das fezes de todos os indivíduos que participaram do estudo. A contagem viável de LcS de homens e mulheres foi comparável para cada ponto de tempo. Antes do consumo (linha de base) e 14 dias após a cessação do consumo do leite fermentado, o LcS não foi detectado na maioria dos indivíduos.
Os resultados confirmam que o probiótico da Yakult foi capaz de sobreviver à passagem pelo trato gastrointestinal de adultos de Singapura sem colonização sustentável, mas o efeito do LcS na modulação da microbiota, na consistência e na frequência das fezes não foi observado no estudo. O estudo ‘Recovery of Lactobacillus casei strain Shirota (LcS) from faeces of healthy Singapore adults after intake of fermented milk’ foi publicado no periódico Beneficial Microbes, em 2019.