A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como principal objetivo realizar a correção estética do nariz. Ademais, a técnica é indicada para reparar anormalidades estruturais e funcionais, a exemplo do desvio de septo nasal. Embora seja uma cirurgia plástica simples, a rinoplastia exige alguns cuidados específicos no pós-cirúrgico, como evitar a exposição ao sol, fazer repouso e garantir boa hidratação. Além disso, a adoção de uma alimentação leve e nutritiva é fundamental para o processo de cicatrização e, consequentemente, o sucesso do pós-operatório.
Os cuidados com a hidratação e a alimentação são importantes neste período, pois o consumo de alimentos fica um pouco prejudicado por causa da intervenção no nariz. De acordo com o otorrinolaringologista Jamisson Melo, membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), nos primeiros dias após a cirurgia é recomendada a ingestão abundante de líquidos, especialmente água. Neste período também é importante fazer uma alimentação leve e nutritiva na forma pastosa.
“Além de manter a hidratação, essa dieta auxilia na redução do inchaço”, explica o médico, que também faz parte da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Dessa forma, ao seguir as recomendações, entre 3 e 4 dias após a cirurgia já é possível acrescentar alguns alimentos sólidos na dieta. Para auxiliar no processo de recuperação, o especialista enumera outros cuidados essenciais referentes à alimentação.
Evitar alimentos quentes e muito salgados – O calor pode aumentar o inchaço, enquanto o sal em excesso retém líquidos, prejudicando a recuperação. Nos primeiros dias do pós-cirúrgico, os alimentos devem ser consumidos exclusivamente em temperatura ambiente.
Evitar alimentos inflamatórios – Entre os exemplos estão leite e seus derivados como queijo, manteiga, iogurte e requeijão.
Limitar o consumo de álcool – Esta substância é uma caloria vazia e não contribui com a nutrição. Dessa forma, o consumo exagerado pode prejudicar a recuperação.
Consumir alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais – Estes nutrientes são fundamentais para a cicatrização e para o fortalecimento do sistema imunológico. O cardápio, portanto, pode conter vitaminas, smoothies e sucos de frutas como maçã, banana, abacate, melancia e melão. Além disso, legumes e verduras, a exemplo de cenoura, tomate, couve, brócolis, vagem, espinafre e abóbora, são indicados.
Mastigar bem os alimentos – Os alimentos de consistência mais sólida devem ser bem cortados antes de serem ingeridos, para reduzir o trabalho de mastigação.
Manter uma dieta regular – Fazer pequenas refeições ao longo do dia, a cada 3 ou 4 horas, ajuda a manter os níveis de energia e a evitar a hipoglicemia.