Com um sistema imunológico fortalecido, o corpo é capaz de identificar e neutralizar ameaças potenciais e reduz o risco de infecções e problemas de saúde. Além disso, uma boa imunidade acelera a recuperação, permitindo um retorno rápido às atividades diárias. Em resumo, a união dos alimentos consumidos com os hábitos de vida pode influenciar diretamente a eficácia do sistema imunológico.
De acordo com a nutricionista Francyne Silva Fernandez, que atua na UBS Jardim Caiçara, alimentos com antioxidantes atuam como defensores do corpo, auxiliando na neutralização dos radicais livres. “É possível encontrar excelentes fontes desses compostos em alimentos ricos em vitaminas A, como frutas e vegetais amarelos e alaranjados, além dos vegetais verde escuros”, pontua. A vitamina C, presente em frutas cítricas em geral, e a vitamina E, encontrada em alimentos como azeite de oliva, abacate e oleaginosas, também são bons exemplos.
A ingestão inadequada de proteínas também pode comprometer as barreiras físicas e afetar as funções imunológicas. “Isso resulta no afinamento da pele e redução da concentração de anticorpos na mucosa, impactando a saúde do intestino, tornando o organismo mais vulnerável”, alerta. Entre os exemplos de fontes saudáveis de proteína estão carnes magras, peixes, ovos, laticínios com baixo teor de gordura, leguminosas como feijão e lentilhas, além de nozes e sementes.
Prevenção de gripes
Para fortalecer o sistema imunológico a fim de prevenir a gripe, a especialista explica ser necessária uma combinação de escolhas saudáveis. Uma dieta variada e rica em nutrientes e cores, aliada a uma hidratação adequada, prática regular de atividade física e sono de qualidade, por exemplo, contribui para a prevenção de gripes e resfriados. Já o consumo de gorduras saudáveis colabora com a redução da inflamação, que pode comprometer a resposta imunológica. “Peixes, como o salmão; oleaginosas como as amêndoas; óleos vegetais como o azeite de oliva extravirgem; e sementes são ótimas fontes de gorduras saudáveis”, orienta.