A Odontologia Miofuncional é uma técnica odontológica que visa melhorar a qualidade de vida. Ao reeducar os músculos orofaciais e a língua, favorece as funções relacionadas à mastigação, deglutição e fala. Esse equilíbrio desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde bucal e na prevenção de diversas condições odontológicas. O mau posicionamento da língua, dos lábios e músculos mastigatórios pode levar a problemas ortodônticos. Um dos problemas é que favorece a má oclusão, como sobremordida, mordida aberta ou cruzada. Além disso, pode levar a disfunções da articulação temporomandibular (ATM), ronco, bruxismo e até mesmo distúrbios respiratórios, a exemplo de apneia do sono.
Segundo a especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, Samara Queiroz, o mau desenvolvimento da musculatura orofacial facilita que os músculos da orofaringe relaxem promovendo roncos, obstruindo as vias aéreas e causando uma pausa respiratória chamada síndrome de apneia obstrutiva do sono. “Além disso, esses desequilíbrios musculares podem afetar a postura facial e até mesmo a estética do sorriso”, explica a professora do curso de Odontologia no Centro Universitário de Excelência, em Vitória da Conquista, na Bahia,.
Para tratar, é necessário reeducar a musculatura e restabelecer o equilíbrio muscular. Além disso, é preciso melhorar a função e promover a saúde por meio da correção dos maus hábitos miofuncionais. As indicações são exercícios terapêuticos e orientações posturais passados pelo dentista, assim como o uso de aparelhos intraorais que, geralmente, podem ser usados algumas horas durante o dia.
A Odontologia Miofuncional visa beneficiar pessoas de todas as idades. No entanto, é especialmente eficaz em crianças, pois, ainda estão no processo de desenvolvimento. Sem a respiração bucal, a deglutição atípica e o posicionamento incorreto da língua, o paciente beneficia a saúde como um todo e melhora a qualidade de vida e a qualidade do sono.